Loading...

17 de maio de 2017

Itaipu mantém 100% de fator de capacidade operativa

Usina gerou mais de 35 milhões MWh neste ano, uma das melhores marcas da história

Da Agência CanalEnergia, Operação e Manutenção

download

Itaipu está sem abrir o vertedouro há seis meses, com isso, tem conseguido manter um fator de capacidade operativa de 100%. Ou seja, toda água que chega acima da barragem é usada para a geração de energia. Com isso, o índice total tem se mantido constante neste ano, sendo o melhor indicativo desde 2014, quando a capacidade operativa atingiu os 99,3%. Do início de 2017 até agora, foram gerados mais de 35 milhões MWh, uma das melhores marcas da história.

O diretor-geral brasileiro da usina, Luiz Fernando Vianna, enaltece que nem sempre as condições hidrológicas são favoráveis, por isso, em épocas como a atual, de poucas chuvas no Nordeste e no Sudeste brasileiro, é preciso estar atento e preparado para utilizar todo o potencial do Rio Paraná. “E isso Itaipu faz como poucos no mundo”, destaca o diretor. “Ao longo desses 33 anos de operação, a área técnica de Itaipu desenvolveu uma expertise sem precedentes para o melhor aproveitamento da água que chega ao reservatório”, complementa.

Os 35 milhões de MWh gerados no ano seriam suficientes para atender ao consumo do Brasil por 26 dias e do Paraguai, por dois anos e meio. O Estado de São Paulo seria atendido por três meses e a cidade do Rio de Janeiro, por dois anos.