Loading...

3 de outubro de 2018

Grupo Bimbo assume compromisso de usar energia 100% renovável em até 7 anos

 

Com atuação em 32 países, panificadora é a primeira empresa latino-americana a aderir à iniciativa RE100, comprometendo-se a empregar energia totalmente limpa em suas operações

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

Uma das maiores empresas de panificação do mundo, o Grupo Bimbo assumiu compromisso em usar 100% de energia elétrica renovável em todo o mundo até 2025. A empresa é a primeira da América Latina a participar do RE100, uma iniciativa colaborativa global do The Climate Group, juntamente com o CDP, e que reúne as companhias mais influentes do mundo que se comprometem com o uso de eletricidade a partir de fontes totalmente limpas.

O anúncio foi feito durante a The Climate Week, realizada em Nova York, onde o Grupo comprometeu-se a fornecer energia limpa nos 32 países onde atua por meio de soluções energéticas, como o Power Purchase Agreements (PPA), a compra de certificados de energia, investimento em geração distribuída, no local, e comprando energia renovável diretamente.

A estratégia de sustentabilidade do Grupo concentra seus esforços em quatro linhas de ação relacionadas à proteção ambiental: reduzir as emissões de carbono; a pegada hídrica; gestão de resíduos; e capital natural. Daniel Servitje, presidente e CEO do Grupo Bimbo, afirmou que o compromisso de converter a operação em 100% de energia renovável é um grande passo em direção ao aos valores de sustentabilidade que a empresa busca: “Com operações em 32 países, este é um desafio que assumimos com a convicção e responsabilidade de contribuir para um planeta melhor para as gerações presentes e futuras”, declarou.

Somando-se à posição da Servitje, Jorge Zárate, vice-presidente de Operações Globais do Grupo Bimbo e líder da iniciativa ambiental da empresa, destacou o empenho em trabalhar todos os dias com um alto senso de responsabilidade ambiental, numa estratégia que para ele que começou em 2012, com a inauguração do parque eólico Piedra Larga. “Hoje, somos a primeira empresa mexicana e latino-americana a ingressar no RE100 e estamos confiantes de que muitas outras companhias da região participarão dessa importante iniciativa”, comentou Zárate.

O Parque Eólico Piedra Larga fornece energia limpa para as fábricas da Bimbo e para alguns centros de trabalho em todo o México. Este ano, a “Bimbo Solar” foi lançada no México, com vários sistemas que utilizam painéis solares nos telhados. Em abril, a empresa anunciou terá 75% de fontes renováveis de energia em todo até 2019, após assinar um acordo para um parque eólico de 100 MW, que tornará as operações nos Estados Unidos totalmente renovável, alcançando uma redução global total de 440.000 toneladas de CO2 por ano. Essas iniciativas se somam a outras já em vigor em países como Colômbia e Espanha.

Mike Peirce, Diretor de Parcerias Corporativas do The Climate Group, celebrou a chegada dos novos membros: “Este é um momento empolgante para o RE100, a expansão para novas regiões, como o México e a América Latina. Parabenizamos o Grupo Bimbo por sua liderança em encontrar soluções de energia renovável em cada uma de suas localidades”.