Loading...

30 de janeiro de 2019

Aneel anuncia vistoria em cerca de 130 hidrelétricas até maio

Fiscalização nas barragens contará com a ajuda de agencias estaduais conveniadas e de empresas contratadas pela autarquia

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou que vai inspecionar até maio desse ano as barragens de cerca de 130 usinas hidrelétricas. Até lá, a agência espera ter fiscalizado in loco quase 60% de um total de 437 hidrelétricas, considerando as 122 usinas já visitadas nos últimos três anos.

A Aneel marcou reunião com as agências estaduais conveniadas de São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás para a próxima terça-feira, 5 de fevereiro, para discutir as ações da força-tarefa que vai realizar a fiscalização. Fiscais das agências e profissionais de empresas contratadas pela Aneel vão ajudar a equipe de servidores da autarquia a  vistoriar as instalações das usinas.

Entre os empreendimentos já fiscalizados estão as usinas Americana e Pirapora, em São Paulo. Elas foram estão enquadradas na categoria de maior risco e têm tido acompanhamento intensivo da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo. As estruturas da barragem dos empreendimentos estão passado por obras de reforço e melhorias.