Loading...

18 de março de 2019

Equatorial assume controle da Ceal anunciando PDV e aumento na conta de energia

Companhia pretende ter a adesão de pelo menos metade dos trabalhadores da distribuidora alagoana

equatorialFOTO: HEBERT BORGES

Fonte: Hebert Borges e Carlos Nealdo | Gazetaweb.com

 

A Equatorial Energia – vencedora do leilão da Companhia Energética de Alagoas (Ceal) – assumiu nesta segunda-feira (18) o controle da companhia alagoana anunciando um reajuste da conta de luz – que deve acontecer nos próximos 45 dias, segundo a empresa – e um Programa de Desligamento Voluntário (PDV) para os trabalhadores da distribuidora, que agora passa a se chamar Equatorial Energia Alagoas.

Em entrevista coletiva realizada nesta tarde, o presidente da Equatorial Energia Alagoas, Humberto Soares, informou que o aumento na tarifa deve ficar abaixo da inflação do período.

Em doze meses, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do País, está em 3,89%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Segundo ele, a revisão tarifária – que havia sido solicitada pela Equatorial Energia após o leilão da Ceal – já foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Normalmente, o reajuste da tarifa de luz em Alagoas é feito nos meses de setembro.

Além do aumento da tarifa, a Equatorial Energia Alagoas vai abrir um Programa de Desligamento Voluntário para os cerca de 700 trabalhadores da companhia. Os números são do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas.

A ideia, segundo o presidente da empresa, é atrair os trabalhadores “que não se sentem preparados ou não se sentem capacitados para este novo momento” da distribuidora.

Apesar de anunciar o PDV, o presidente da companhia não informou a data de início, mas revelou que a ideia é que pelo menos metade dos trabalhadores ingressem no programa. “Nós estamos analisando”, disse. “Vamos ter uma reunião com os colaboradores mais tarde e a ideia é que até o fim de semana tenhamos essa divulgação de forma clara e transparente para os nossos colaboradores”, ressaltou.

O presidente da Equatorial Energia Alagoas informou também que pretende iniciar uma campanha de combate a inadimplência entre os consumidores alagoanos. Segundo ele, a Equatorial assumiu a Ceal com um caixa de R$ 7 mil.

A Ceal atende a cerca de 1,1 milhão de unidades consumidoras em todo o estado. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o nível de endividamento da companhia aumentou em média R$ 210 milhões por ano, nos últimos cinco anos.

Além de Humberto Soares, participaram da coletiva o presidente da Equatorial Energia, Augusto Miranda, e o presidente do conselho da companhia, Firmino Sampaio.